Principais componentes eletrônicos

Em Componentes eletrônicos por Henrique

Conhecer e saber quando utilizar os componentes eletrônicos é essencial para qualquer pessoa que deseja aprender eletrônica. Pensando nisso, o Blog da Eletrônica separou no artigo de hoje um guia completo sobre os componentes elétricos e eletrônicos. Então, vamos lá pessoal!

Um componente eletrônico é todo dispositivo conectado a um circuito eletrônico que transmite a corrente elétrica através de um elemento condutor, semicondutor ou no vácuo. Os componentes eletrônico são divididos em duas categorias: componentes passivos e ativos.

Leia também

Componentes passivos

Os componentes passivos são aqueles que não aumentam a intensidade da corrente ou tensão do circuito, embora possam retardar a corrente ou armazenar energia elétrica. São eles: resistores, capacitores, indutores, sensores e antenas. Os componentes passivos também são conhecidos como componentes elétricos.

Componentes ativos

Os componentes ativos são os que fornecem ganho à corrente, ou as direcionam. Fazem parte desse grupo os diodos, transistores, circuitos integrados, dispositivos opto eletrônicos e fontes de energia. Os componentes ativos também são conhecidos como componentes digitais.

Outro atributo dos componentes eletrônicos é a polaridade, que é a condição elétrica que determina o sentido, no qual a corrente elétrica tende a circular.

Componentes polarizados possuem polos elétricos, portanto, devem ser colocados no circuito na posição correta. Quando falamos em polos elétricos, não necessariamente significa que são positivos e negativos, mas sim que recebem tensões diferentes.

Podemos classificar também os componentes de acordo com o emprego de outras características, como:

Confira e veja na imagem abaixo os principais tipos de componentes utilizados em circuitos eletrônicos.

Componentes elétricos e eletrônicos.

Principais componentes eletrônicos.

Resistores

Os resistores, normalmente são usados com a finalidade de limitar a corrente elétrica em um circuito. O dispositivo faz oposição à passagem da corrente elétrica, oferecendo resistência!

Por exemplo, ao ligar um LED de 3,3V em uma bateria de 9V, logicamente você deve perceber que o LED irá queimar. Então para resolver o problema, utiliza-se um resistor com o intuito de reduzir a corrente elétrica do circuito, diminuir a tensão e não danificar o LED.

Além disso, por meio do chamado efeito joule, ele é capaz de transformar a energia elétrica em energia térmica.

A resistência de um resistores é representada pela unidade de medida Ohm (Ω), em homenagem ao físico e matemático Alemão Georg Simon Ohm. O resistor pode ser classificado como um componente de apoio, passivo e sem polaridade.

Os resistores podem possuir resistência fixa ou podem ser variáveis, que são ajustados manualmente por um movimento mecânico. Existem diversos tipos de resistores variáveis, como:

Diodos

O diodo é um componente semicondutor que permite a passagem da corrente elétrica somente em um sentido. Ou seja, ele funciona como uma chave de acionamento automático: fechada quando o diodo está diretamente polarizado e aberta quando o diodo está inversamente polarizado.

Os diodos são muito utilizados em circuitos retificadores, ceifadores e multiplicadores. Os dois polos do diodo são chamados de ânodo e catodo, e a corrente elétrica trafega livremente do ânodo para o catodo.

O diodo é classificado como um componente de apoio, ativo e com polaridade. Com o passar do tempo outras propriedades dos diodos foram descobertas, criando-se o diodo zener, que é fabricado para conduzir a corrente elétrica em sentido inverso (polarização inversa).

LEDs

LED ou Light Emitting Diode, é um tipo de diodo como diz o seu nome. Neste caso, um diodo emissor de luz. O LED permite a passagem de corrente (quando acende) no sentido direto, do ânodo para o catodo. No sentido inverso, a corrente não o atravessa e a luz não é emitida.

Ele é muito usado em saídas de dados, para exibir resultados, testes ou apenas para produzir efeitos bonitos.

A cor do LED depende do cristal e da impureza de dopagem com que o componente é fabricado. Além disso, destacam-se os LEDs de alto brilho e os LEDs RGB, que através da combinação das cores básicas, é capaz de gerar milhares de cores.

O LED é classificado como um componente de saída de dados, e apesar de ser um diodo feito com material semicondutor, o LED é considerado como passivo com polaridade.

Capacitores

O Capacitor é um componente elétrico que armazena energia (carga elétrica) em um campo magnético para usá-la futuramente quando houver resistência em seus terminais. Podemos dizer que o capacitor é uma bateria simplificada!

O efeito do capacitor é conhecido como capacitância, que possui como unidade de medida o Farad (F), em homenagem ao físico-químico britânico Michael Faraday. Os capacitores são fabricados com diversos tipos de materiais, sendo cada um para uma finalidade específica.

Os capacitores cerâmicos e de mica são indicados para circuitos de altas frequências, os de poliéster e eletrolíticos são indicados para aplicações em circuitos de corrente contínua e de baixas frequências.

O capacitor é classificado como um componente de apoio, muitas vezes usado como entrada de dados, como nos projetos com o CI 555. Os capacitores de cerâmica e poliéster não possuem polaridade, já os eletrolíticos possuem!

Transistores

Considerado por muitos como uma das maiores invenções da história moderna, o transistor tem grande aplicação em circuitos eletrônicos digitais e possibilitou a criação de aparelhos cada vez mais avançados, como os computadores, e está relacionado a praticamente uma revolução no modo de vida das pessoas

Um processador, por exemplo, tem milhões de transistores microscópicos funcionando! Os transistores realizam inúmeras funções e, além disso, existem muitos tipos diferentes de transistores.

O transistor é um componente capaz de amplificar ou interromper sinais ou energia elétrica. É composto de um material semicondutor com pelo menos três terminais para conexão. Por isso, a sua polarização é diferente dos demais componentes de dois terminais (pernas).

O transistor é classificado como um componente usado no processamento da informação e também como apoio, é ativo e polarizado.

Circuitos Integrados

O circuito integrado (CI) é sinônimo de eletrônica digital. Na verdade, o CI é mais do que um componente eletrônico, mas sim é um conjunto de componentes encapsulados em um mini circuito.

O CI é um circuito eletrônico que incorpora miniaturas de diversos componentes, principalmente transistores, diodos, resistores e capacitores, “gravados” em uma pequena lâmina (chip) de silício.

O chip é montado e selado em um bloco (de plástico ou cerâmica) com terminais que são conectados aos seus componentes por pequenos fios condutores.

O circuito integrado é classificado com um componente usado no processamento da informação, é ativo e “polarizado”. Colocamos polarizado aqui, apenas no sentido que ele tem “um jeito certo” de ser colocado no circuito.

Existem muito tipos de CIs, que são classificados de acordo com a funcionalidade. Um circuito integrado é indicado por um número e cada fabricante acrescenta outros códigos para diferenciar um CI do outro.

Assim, por exemplo, o CI 555 será encontrado no mercado como NE555P, TLC555P ou LMC555CN. Cada um poderá ter diferenças de consumo e precisão, entretanto, a lógica é a mesma.

Para aprender como retirar componentes eletrônicos da placa, recomendamos que assista o vídeo abaixo!

Caso tenha gostado desse artigo compartilhe com os seus amigos! Ressaltando que existem vários outros componentes eletrônicos, por isso, se ficou com curiosidade ou dúvida sobre algum componente, deixe abaixo nos comentários.

Sobre o autor

Autor Henrique

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário