Para que serve o estabilizador?
As redes elétricas estão suscetíveis a inúmeros problemas que podem danificar os aparelhos, como variações e quedas de energia.
Em eventos assim, é muito comum que haja prejuízos materiais, como perda de alimentos perecíveis e queima de eletroeletrônicos, por causa da brusca queda de energia.
Para evitar estes e outros prejuízos, foram inventados equipamentos que têm as funções de estabilizar, limpar e manter a energia fornecida por um curto período.
O que é estabilizador?
O estabilizador de tensão é um equipamento que tem a função de proteger aparelhos eletrônicos, pois garante uma tensão estabilizada e livre dos principais distúrbios da rede elétrica (surtos, subtensão e sobretensão).
Leia também
- Circuito Elétrico Simples: 10 exemplos com suas funções
- Tensão de alimentação: selecionando a tensão correta para dispositivos eletrônicos
Como funciona um estabilizador?
Quando há um aumento significativo de distúrbios na eletricidade, o estabilizador de tensão regula a voltagem recebida por cada aparelho eletrônico para evitar que ele queime.
Se não fosse o estabilizador, no momento em que há uma queda de energia, os aparelhos desligariam de forma abrupta e poderiam queimar.
Os estabilizadores geralmente são compostos por um fusível de proteção, uma chave seletora da tensão da rede, tomadas de saída para ligar os aparelhos, uma chave para ligar e desligar e uma proteção para linha telefônica em alguns modelos.
No momento em que há um aumento da tensão na rede, os estabilizadores devem agir e regular a tensão sobre cada aparelho, evitando, dessa forma, que estes sejam queimados. Já quando a rede sofre uma queda na sua tensão, o estabilizador aumenta a tensão, impedindo que os aparelhos desliguem.
Além do fusível de proteção, um estabilizador de tensão é composto por uma chave seletora da tensão da rede, tomadas de saída para ligar os aparelhos, uma chave para ligar e desligar e uma proteção para linha telefônica em alguns modelos.
Veja na imagem abaixo um exemplo de estabilizador.
Vantagens e desvantagens do estabilizador
O estabilizador foi destinado, desde quando se começou a fabricá-los, à regulação da tensão de aparelhos movidos a válvulas, como os primeiros televisores e geladeiras, diferentemente dos equipamentos atuais, que possuem transistores.
Além dos transistores, novas tecnologias foram surgindo e seus circuitos diferentes abalaram a usabilidade dos estabilizadores.
Os equipamentos mais modernos possuem fontes de alimentação que atuam automaticamente em redes de 127 V ou 220 V, ocupando melhor a função dos estabilizadores. É o caso das fontes dos videogames mais modernos, dos desktops e dos notebooks, que dispensam os estabilizadores.
Algumas fontes de notebook, por exemplo, tornaram os estabilizadores dispensáveis para os eletrônicos que as possuem.
Outro fator que abala a utilidade deste equipamento é a ausência nele de dispositivos capazes de purificar a energia elétrica distribuída. No final, essa característica afeta a utilidade básica desse equipamento, que é a correção das tensões. Isso ocorre porque, quando há uma grande poluição da corrente, as tensões não são corrigidas.
Mais um fator que se deve destacar é o tempo de resposta destes equipamentos, que fica entre os 8,3 milissegundos. Este é ainda um período muito longo para responder a qualquer falha na rede, o que abre espaço para a ocorrência de danos em equipamentos delicados. Alguns especialistas chegam a afirmar que os estabilizadores conseguem danificar as fontes de computadores.
Diante de tantas questões que os estabilizadores apresentam e das opções disponíveis do mercado é mais aconselhável o uso tanto de um filtro de linha como de nobreaks para equipamentos mais valiosos e avançados.
No entanto, os estabilizadores ainda podem ser usados para aparelhos menos valiosos, mais antigos e, que não tenham fontes, como alguns equipamentos de som, rádios simples e luminárias.
Para continuar aprendendo como proteger seus equipamentos eletrônicos, recomendamos que assista o vídeo abaixo!
Gostou do conteúdo? Compartilhe! Deixe nos comentários dúvidas ou sugestões para que possamos te responder.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Tudo sobre inversor de frequência
Eletrônica digital – fundamentos e aplicações!
Como funciona e como instalar um sensor de presença?
Quais são os principais tipos de drone?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.