Os princípios básicos da corrente elétrica
A corrente elétrica é uma forma de energia que pode ser usada para alimentar uma ampla gama de dispositivos eletrônicos, desde aparelhos domésticos básicos até sistemas de computação e comunicação avançados.
Esta forma de energia foi descoberta no final do século XIX e tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade moderna. A compreensão dos princípios básicos da corrente elétrica é fundamental para o projeto e a operação de dispositivos eletrônicos.
Leia também
- Circuito Elétrico Simples: 10 exemplos com suas funções
- O que é um varistor e como ele funciona na proteção de circuitos?
No artigo de hoje, vamos ensinar o que é corrente elétrica e quais são os seus princípios básicos. Então, vamos lá pessoal!
O que é corrente elétrica?
Quando um fio condutor é conectado a uma fonte de força eletromotriz, as cargas são compelidas a se mover. As cargas positivas se movem em uma direção, enquanto as cargas negativas se movem na direção oposta. A essa movimentação de cargas dá o nome de corrente elétrica.
Por convenção, o fluxo da corrente é aquele das cargas positivas, isto é, ao contrário do fluxo das cargas negativas, embora saibamos que a corrente em condutores metálicos se deve a elétrons carregados negativamente. Essa convenção foi introduzida por Benjamin Franklin, cientista e inventor norte-americano.
Portanto, a corrente elétrica é o fluxo de carga por unidade de tempo, medido em ampères (A)!
Na imagem abaixo, é possível ver a fórmula da corrente elétrica que relaciona a corrente (i), a carga (q) e o tempo (t).
A relação entre corrente (I), tensão (V) e resistência elétrica (R) em um circuito elétrico é descrita pela lei de Ohm, que diz que a corrente elétrica é diretamente proporcional à tensão e é inversamente proporcional à resistência.
Essa relação é expressa pela equação vista na imagem abaixo.
Corrente elétrica contínua e alternada
A corrente contínua (CC) é uma corrente que permanece constante ao longo do tempo. Por convenção, o símbolo I é usado para representar uma corrente contínua desse tipo.
Já a corrente alternada (CA) é uma corrente que varia com o tempo. Uma forma comum de corrente é a corrente senoidal! Por convenção, o símbolo i é usado para representar uma corrente alternada desse tipo.
A corrente alternada é aquela que usamos em nossas residências para ligarmos aparelhos de ar-condicionado, refrigeradores, máquinas de lavar roupa e outros eletrodomésticos.
Ela geralmente é produzida por fontes de energia alternadas, como geradores de energia elétrica, enquanto a corrente contínua é produzida por fontes de energia contínuas, como baterias.
A corrente alternada é amplamente utilizada para transmitir energia elétrica a longas distâncias, enquanto a corrente contínua é comumente usada em aplicações que exigem tensões constantes, como baterias e sistemas eletrônicos.
Como medir a corrente elétrica?
A corrente elétrica pode ser medida usando um dispositivo conhecido como amperímetro. Ele deve ser colocado em série com o componente ou o circuito que está sendo medido, a fim de interromper o fluxo de corrente, desviando para o amperímetro, e medindo a quantidade de corrente que está fluindo.
Além disso, vale salientar que usando o alicate amperímetro não é necessário seccionar o circuito!
Como é produzida e distribuída a corrente elétrica?
A corrente é produzida em usinas elétricas, que podem variar, alguns exemplos são as geradoras hidrelétricas, térmicas e nucleares.
Em uma usina hidrelétrica, por exemplo, a água é usada para girar as turbinas, que, por sua vez, movimentam os geradores para produzir corrente.
Após ser produzida, a corrente é transmitida a longas distâncias através de linhas de transmissão de alta tensão. Em seguida, ela é distribuída para os consumidores finais através de linhas de distribuição de baixa tensão.
A corrente elétrica é medida e controlada por transformadores, que ajustam a tensão da corrente para níveis adequados para o uso em residências, edifícios comerciais e indústrias.
Finalmente, os dispositivos elétricos em um local consomem a corrente elétrica para funcionar.
Com o desenvolvimento tecnológico, os aparelhos elétricos estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia e, consequentemente, a corrente elétrica tem uma ampla gama de aplicações.
A corrente elétrica é um recurso vital que é amplamente utilizado em praticamente todos os aspectos da sociedade moderna!
Esperamos que você tenha uma compreensão mais clara e profunda da corrente elétrica. Mas, caso tenha ficado alguma dúvida, recomendamos que assista o vídeo abaixo!
Deixe abaixo dúvidas ou sugestões para que possamos te responder. Não se esqueça de compartilhar esse artigo com os amigos!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Aprenda como funciona um transistor!
Resistores: as principais aplicações para projetos eletrônicos
Principais componentes eletrônicos
Resistores: como funcionam? Como escolher?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.