O que é um varistor e como ele funciona na proteção de circuitos?
O varistor é um componente eletrônico bastante utilizado para proteção em eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos. Mas você sabe como ele funciona? As suas características? Como testá-los? Para responder estas e outras perguntas, além de te ajudar entender melhor o varistor, o Blog da Eletrônica preparou este conteúdo.
O que é um varistor?
O varistor, também conhecido como VDR (Voltage Dependent Resistor), que traduzido para o português significa resistor dependente de tensão, é um resistor que varia a resistência. Mas, diferente de um potenciômetro, essa variação é provocada pela diferença de potencial utilizada em seus terminais, tornando a resistência do varistor não linear.
Leia também
O que é um resistor?
Os resistores são componentes eletrônicos usados para controlar a corrente elétrica que circula em circuitos, utilizando o efeito Joule.
Resistores com resistência constante são chamados de resistores ôhmicos, em outras palavras, são aqueles que obedecem às Leis de Ohm.
Leis de Ohm
As leis de Ohm são utilizadas para calcularmos as três principais grandezas elétricas: tensão, corrente e resistência elétrica. Elas são representadas por:
- V = Tensão elétrica, unidade Volt (V é a letra que representa a unidade)
- I = Corrente elétrica, unidade Ampère (A é a letra que representa a unidade)
- R = Resistência elétrica, unidade Ohm (Ω é a letra grega que representa a unidade)
A primeira lei de Ohm mostra que a tensão entre dois pontos de um resistor é igual ao produto entre a corrente que é estabelecida nele e a resistência. Na imagem abaixo, é possível ver a fórmula da primeira lei de Ohm.
A segunda lei de Ohm mostra que a resistividade de um condutor elétrico sofre influência de fatores geométricos, como comprimento e área transversal.
A resistência elétrica (R) é proporcional ao comprimento do condutor e inversamente proporcional à área da sua secção transversal. Na imagem abaixo, é possível ver a fórmula da segunda lei de Ohm e entender essa relação.
Como o varistor funciona?
Quando o varistor está em uma tensão de operação abaixo da sua, ele oferece uma resistência alta, mas, quando a tensão de operação é excedida, ele apresenta uma baixa resistência.
O varistor é utilizado, principalmente, na proteção de eletrônicos de possíveis sobretensões, uma vez que ao ocorrer uma, o varistor cria um curto-circuito, desviando a tensão do circuito protegido.
Para melhor compreensão do funcionamento do varistor, veja o gráfico de corrente em função da tensão abaixo.
Na imagem acima, observamos que as curvas do varistor e de um resistor com resistência fixa estão representadas. Nota-se, que o resistor tem uma resposta linear de corrente em relação a tensão aplicada nele, já no varistor este comportamento não acontece.
Tabela de varistores
A tabela do varistor é um dos elemento mais importante para se usar um varistor, já que é nela que estão algumas informações do seu varistor, como qual é a tensão máxima, corrente e faixa de tolerância de operação.
Como conectar um varistor a um circuito?
Para fazer a ligação de um varistor no circuito que você quer proteger, basta colocá-lo em paralelo com o circuito em questão, pois, caso ocorra um surto de tensão na ligação, o varistor irá desviar a corrente do circuito, levando-a de volta para a fonte de alimentação.
Para melhor desempenho, é importante o uso de um fusível em série com o circuito e em uma posição anterior ao do varistor.
Pois, caso ocorra o curto-circuito provocado pelo varistor, uma sobrecorrente irá queimar o fusível e, consequentemente, interromper o fluxo da corrente elétrica, garantindo um curto-circuito controlado e a uma boa saúde do circuito.
Tipos de varistores
Existem vários tipos de varistores, dentre eles podemos citar:
- Varistor de cerâmica
- Varistor de óxido de metal
- SOV (Varistor de carbureto de silício)
- MOV (Varistor de metal-óxido)
- ZOV (Varistor de zinco-óxido)
Para saber qual varistor escolher na hora da compra para seu projeto, é importante analisar o datasheet do fabricante para conhecer cada característica. Sabendo as características ficará mais fácil adotar o varistor compatível para o circuito.
Como testar seu varistor?
Fazer o teste de um varistor é bem fácil, é necessário apenas de um multímetro. Lembre-se que a resistência do varistor é muito alta, diminuindo apenas quando a sua tensão nominal é excedida.
Com o varistor fora do circuito, utilize o multímetro na escala de continuidade e coloque as pontas de prova nos terminais do varistor. Se o multímetro emitir algum som, o varistor está em curto-circuito, mas, caso o contrário, ele estará em boas condições de uso.
Outro teste que pode ser feito é o da resistência. Se os terminais apresentarem uma resistência alta, é sinal que o varistor está bom. Caso apresente resistência baixa, o varistor está em curto-circuito.
Para aprender mais sobre elétrica e eletrônica, recomendamos que assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica!
Se você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões, deixe abaixo nos comentários e te responderemos!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Resistores: as principais aplicações para projetos eletrônicos
Principais componentes eletrônicos
Resistores: como funcionam? Como escolher?
Potência elétrica em circuitos eletrônicos
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.