O que são os microcontroladores?

Em Circuitos eletrônicos por Henrique

O microcontrolador consiste em um único circuito integrado, um pequeno chip, que reúne um núcleo de processador, memórias voláteis e não voláteis, além de diversos periféricos de entrada e de saída de dados.

Os microcontroladores são apontados como uma junção de hardware com software. Diferente de um circuito integrado comum que vemos, eles podem ser utilizados para diversas funções desde que programados previamente.

Eles contam com circuitos de memória, um processador e interfaces de entrada e saída. É muito comum ver as pessoas chamando-os de “computadores compactos”.

Leia também

Um microcontrolador oferece diversas vantagens para a construção de circuitos eletrônicos, como custo baixo e menor consumo de energia.

Circuito integrado ou pequeno chip.

O que são os microcontroladores?

É comum que as pessoas confundam os microcontroladores com os microprocessadores, entretanto, um microprocessador contém apenas um processador de tamanho bastante pequeno no circuito integrado.

Dessa maneira, ele não dispõe de periféricos tais como contadores, conversores e memórias variadas, além de ser capaz de executar apenas funções lógicas e aritméticas definidas pelo programa.

Como funcionam os microcontroladores?

Normalmente, usamos os microcontroladores tanto em circuitos de controle quanto em sistemas que vão fornecer informações para o controle.

Em ambos os casos, é necessária uma programação básica para que o microcontrolador saiba o que fazer. As instruções são feitas a partir de softwares preparados para fazer a conversão da linguagem de programação utilizada para a linguagem de máquina.

Com muita frequência, vemos microcontroladores atrelados a placas de desenvolvimento, que são apenas placas de circuito com vários periféricos nela, de modo a facilitar o uso de suas funções.

Podemos destacar algumas linhas de placas de desenvolvimento mais famosas no meio da eletrônica:

Quando estamos trabalhando com microcontroladores, precisamos levar em conta o uso de sensores para aferir alguma medição e assim dar novas funções ao circuito controlador.

Aplicações para os microcontroladores

Por serem menores e relativamente baratos, é preferível o uso de microcontroladores para projetos de menor porte, já que nem todas as suas funcionalidades serão utilizadas.

Em todos os projetos, é muito importante a escolha de um microcontrolador adequado para realizar as funções que lhe são dadas.

Controle de acesso

Nos dias de hoje, é imprescindível manter a segurança tanto no ambiente de trabalho quanto no ambiente familiar.

Ter um controle de acesso em sua casa pode ser muito útil para diversas necessidades.

São várias as maneiras de se fazer o reconhecimento, por exemplo, podemos usar:

Cada uma dessas possibilidades demanda um sensor para que possa ser feito o reconhecimento da pessoa.

O microcontrolador tem o papel fundamental de receber os dados vindos do sensor, interpretá-lo e enviar o resultado para o display.

Relógio

Apesar de parecer uma aplicação simples, fazer um relógio com um microcontrolador pode trazer várias vantagens para você.

A primeira delas é que ele pode ser totalmente customizável, podendo mostrar qualquer informação que você queira, como tempo, temperatura e data.

Poderão ser acrescentados sensores para trazer o seu projeto para um novo patamar, afinal, por que não trazer mais funções que possam facilitar sua vida.

O microcontrolador recebe o horário atual e envia para o display. Caso haja a necessidade de informações que demandem um sensor, o microcontrolador vai receber os dados do sensor e passar para o display.

Drone

Para os amantes de drones e aviação, é possível usar microcontroladores para fazer seu próprio drone. Existem diversos kits com os materiais necessários que facilitam o nosso trabalho.

Por exemplo, usando um módulo de bluetooth para seu microcontrolador, é possível receber dados e ainda pilotar o drone a partir de seu celular.

O microcontrolador, nesse caso, é responsável por receber os dados do controle do drone e fazer com que o mesmo realize todas as ações que foram enviadas.

Para aprender mais sobre arduino e as suas aplicações, recomendamos que assista o vídeo abaixo.

Compartilhe esse artigo e espalhe conhecimento. Tem dúvidas ou sugestões? Deixe abaixo nos comentários e te responderemos!

Sobre o autor

Autor Henrique

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário