O que é e para que serve a robótica?
Uma das áreas mais evidentes quando falamos em avanço tecnológico, com certeza, é a robótica, que vem sendo cada vez mais utilizada em diferentes segmentos do mercado. Pensando nisso, o Blog da Eletrônica separou tudo o que você precisa saber sobre o que é e para que serve a robótica. Então, vamos lá pessoal!
O que é robótica?
A robótica é a ciência que estuda as tecnologias associadas à concepção e construção de robôs. Ela é um conjunto de ferramentas criadas pelo homem para automatizar processos com mais rapidez, precisão e qualidade, interligando diversas áreas da engenharia e da tecnologia, como a computação, a eletrônica e a mecânica.
Leia também
A robótica compreende sistemas compostos pela ciência e pelas técnicas de concepção, construção e utilização de robôs e de máquinas programáveis em geral, subordinadas a um roteiro de ações estabelecidas.
A robótica tem grande aplicação em diversas áreas, desde a produção industrial, na medicina e até em atividades domésticas.
O que é um robô?
Os robôs são máquinas capazes de executar séries de tarefas complexas com precisão.
A maioria dos robôs existe para completar tarefas específicas, priorizando a funcionalidade e não a estética. Estas tarefas podem ser autônomas, com pouca ou nenhuma intervenção humana.
A principal função dessa ciência é conseguir automatizar de uma forma eficaz e rápida, aquilo que seria executado pelo homem.
São muito aplicados em indústrias, que necessitam de realizar tarefas repetitivas ou que têm lugar em ambientes perigosos para os humanos.
Tipos de robô
Existe uma grande variedade de robôs para diversas aplicações, confira a seguir alguns tipos de robôs:
- Pré-programados: operam num ambiente controlado e preciso, realizando tarefas repetitivas, monótonas e cansativas. São muito usados na indústria automotiva e na área médica
- Humanóides: assemelham-se a humanos e imitam o seu comportamento e movimentos. Geralmente, realizam tarefas como correr ou carregar objetos
- Autônomos: através da inteligência artificial, operam independentemente e adaptam-se às circunstâncias com que se deparam, sem intervenção humana. Eles têm autonomia porque é responsabilidade da máquina detectar mudanças e agir
- Teleoperados: são robôs semi autônomos, que são operados remotamente por humanos, a uma distância segura, normalmente, trabalham em condições geográficas extremas
- Biônicos: destinam-se a aumentar as capacidades dos humanos, em certas tarefas. Podem, também, servir para recuperar uma parte do corpo, em pessoas que sofreram amputações
Áreas da aplicação
A robótica já é utilizada em diferentes segmentos da sociedade. Separamos abaixo algumas áreas nas quais a sua aplicação tem ganhado cada vez mais relevância!
Indústria
É a área onde ocorrem os maiores investimentos em robótica. Foi ela que deu origem aos primeiros projetos de robôs e não é à toa que possui a maior concentração de tecnologias.
Usos comuns da robótica na indústria estão associados a diversas áreas, como atividades de pintura, fundição, soldagem, movimentação das cargas, processo de montagem e realização de testes. Nestas atividades, a tecnologia oferece maior velocidade, precisão e robustez.
Na imagem abaixo, é possível ver um exemplo ilustrativo de robôs utilizados na indústria.
Área médica
É uma das áreas de atuação mais importantes da robótica, com avanços tecnológicos bastante expressivos nos últimos tempos.
A presença de robôs na medicina compreende a área cirúrgica, de tratamento e de recuperação dos pacientes.
Um exemplo muito conhecido é o uso de robôs para o auxílio de pessoas paraplégicas, permitindo que elas possam voltar a executar movimentos.
Espacial
É uma área onde a robótica é largamente utilizada. A NASA, por exemplo, faz uso de robôs no espaço para diferentes objetivos. Um deles é a utilização dos braços robóticos para movimentar objetos fora da atmosfera. Isso é útil para lançar ou consertar satélites.
Os robôs também auxiliam a NASA na exploração do sistema solar. As naves espaciais utilizadas para expedições à lua e outros planetas, são todas robóticas.
Educacional
Nessa área, o uso da robótica objetiva inserir a tecnologia nos processos educacionais, em busca de promover melhorias na qualidade do ensino.
A robótica educacional é um campo que promove estudos dos conceitos multidisciplinares da física, da química, da matemática e outras áreas.
Os modos de aplicação são diversos e visam estimular a criatividade e a inteligência com ferramentas adequadas para realizar projetos e explorar aspectos da pesquisa, da construção e da automação.
Para aprender como fazer um robô caseiro utilizando uma escova, assista o vídeo abaixo!
Se você gostou desse artigo, compartilhe-o com os seus amigos e continue nos acompanhando, pois estamos sempre postando conteúdos exclusivos da área da eletrônica! Deixe abaixo nos comentários as dúvidas ou sugestões que iremos te responder!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Principais componentes eletrônicos
12 aplicações para um termopar
Aprenda como utilizar um arduino!
O que são os circuitos integrados?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.