Eletrodomésticos queimando com frequência, o que pode ser?
A frequência de eletrodomésticos queimando em um local pode ser indicativo para diversas causas, como picos de tensão elétrica, oscilações de energia e falha no aterramento.
Todos os aparelhos eletrônicos conectados a tomadas correm o risco de interferência com a oscilação de energia. Nesses casos, eles podem funcionar em menor frequência ou até mesmo parar de operar.
A oscilação de energia em residências é comum, principalmente, entre outubro e janeiro, época em que as chuvas são mais intensas e podem ser acompanhadas de raios.
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Assim, a probabilidade da energia ser interrompida por conta de problemas nas redes elétricas ou de uma sobrecarga causada por um raio são maiores.
Outro ponto de atenção é quando a fiação do imóvel é antiga, sendo importante ter atenção redobrada e, muitas vezes, reformar parcial ou integralmente a parte elétrica.
Como evitar que eletrodomésticos queimem com frequência?
A primeira e mais simples maneira de evitar que os eletrodomésticos queimem é tirar os aparelhos da tomada, especialmente em épocas de chuva e temporais.
No entanto, isso muitas vezes não é possível, já que alguns equipamentos não podem ficar sem conexão à energia elétrica, como geladeiras e freezers.
Nesses casos, é essencial usar dispositivos de proteção. A seguir, separamos os principais para ajudar você!
Estabilizadores
Os estabilizadores são projetados para corrigir a tensão e prover energia estabilizada aos equipamentos conectados a ele. Eles atuam quando há sobretensão e subtensão, provendo sempre energia confiável.
Os estabilizadores protegem os equipamentos de transientes e surtos de energia, além de poderem ter filtros de linha interno, que protegem os aparelhos quando há pico de tensão.
São utilizados principalmente em residências e podem ajudar a proteger mais de um equipamento, uma vez que têm a capacidade de conectar diversas tomadas.
Nobreaks
Os nobreaks são equipamentos que alimentam os dispositivos conectados em caso de falta de energia ou oscilações da rede elétrica. Assim, atuam de duas formas, que são elas:
- Ajudam a manter a energia estável quando existe alguma oscilação na rede, não deixando que a instabilidade cause danos nos eletrônicos domésticos
- Mantém a energia constante em caso de pico, para não sobrecarregar os aparelhos
Muitas pessoas pensam que esses aparelhos são voltados apenas para empresas ou indústrias, mas existem nobreaks de diferentes portes e há modelos que podem funcionar dentro de uma residência sem gasto excessivo com energia.
O tipo mais indicado para eletrônicos simples, como televisores, computadores e home theaters são conhecidos como nobreaks interativos.
Protetor eletrônico ou filtro de linha
Os protetores eletrônicos são frequentemente confundidos com as réguas de tomada. Porém, enquanto esta tem apenas a função de extensor, os protetores servem, como o próprio nome diz, para proteger contra sobrecarga, curto-circuito, surto de tensão e também na volta da energia após uma queda.
Os filtros de linha além de servirem como uma extensão, asseguram que os aparelhos conectados não irão queimar com as alterações na rede elétrica.
Dispositivos de proteção elétrica
Também há a opção de utilizar dispositivos de proteção contra surtos elétricos (DPS’s). Eles são conectados às tomadas ou no quadro de energia (QDC) e protegem os equipamentos contra raios, surtos de tensão e sobrecargas.
Os dispositivos protegem todos os pinos, entre eles o condutor terra, e proporcionam segurança contra surtos elétricos.
O equipamento queimou, o que fazer?
Se o motivo da queima de um equipamento, eletrônico ou eletrodoméstico, for chuva, raios, temporais ou outras causas naturais que afetam a energia elétrica, então o consumidor pode pedir o ressarcimento para a concessionária que fornece energia.
O ressarcimento é um direito garantido e regulamentado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), portanto, certificado a todos os brasileiros.
O consumidor, no entanto, precisa fazer a solicitação em até 90 dias após o ocorrido e em até 10 dias após a reclamação, a concessionária deve verificar o equipamento.
Após 15 dias da verificação, deve dar o parecer e, se comprovado o caso, tem mais 20 dias corridos para ressarcir o consumidor.
Vale salientar que a concessionária de energia pode exigir o uso de aterramento e outros sistemas elétrico de proteção que são obrigatório segundo a norma NBR 5410.
Se você deseja continuar aprendendo e quer descobrir quais são os tipos de nobreak, assista o vídeo abaixo.
Se você ficou com dúvidas ou tem sugestões, deixe abaixo nos comentários e te responderemos!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
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