Aprenda o que é um resistor elétrico!
Os resistores são um dos dispositivos mais utilizados e que compõem circuitos elétricos diversos. Pensando nisso, o Blog da Eletrônica separou um guia completo para te ajudar a entender tudo sobre esse componente tão usado. Então, vamos lá pessoal!
Os materiais geralmente possuem um comportamento característico de resistir ao fluxo de carga elétrica. Essa propriedade física ou habilidade, é conhecida como resistência e é representada pelo símbolo R.
A resistência de qualquer material com uma área da seção transversal (A) uniforme, depende de sua área (A) e de seu comprimento (l). Na imagem abaixo, é possível ver a fórmula que relaciona essas grandezas.
Leia também
- Circuito Elétrico Simples: 10 exemplos com suas funções
- O que é um varistor e como ele funciona na proteção de circuitos?
Bons condutores como cobre e alumínio, possuem baixa resistividade, enquanto isolantes como mica e papel, têm alta resistividade.
O elemento de circuito usado para modelar o comportamento da resistência à corrente de um material é o resistor. Para poder construir os circuitos, os resistores normalmente são feitos de folhas metálicas e compostos de carbono.
Entretanto, os resistores são produzidos em larga escala para os mais variados fins, com diferentes materiais e resistências elétricas. O resistor é o componente eletrônico passivo mais simples em um circuito elétrico!
Outra propriedade interessante dos resistores elétricos, é o fato deles serem capazes de transformar a energia elétrica dos aparelhos em energia térmica, e essa transformação acontece por meio do efeito joule!
Lei de Ohm
Dá-se o crédito a Georg Simon Ohm (1787-1854), físico alemão, pela descoberta da relação entre corrente e tensão para um resistor. Essa relação é conhecida como lei de Ohm.
A lei de Ohm afirma que a tensão (v) em um resistor é diretamente proporcional à corrente (i) que flui através dele.
Ohm definiu a constante de proporcionalidade para um resistor como a resistência R. E criou-se, portanto, a equação da lei de Ohm que pode ser vista na imagem abaixo.
A resistência R de um elemento representa a sua capacidade de resistir ao fluxo de corrente elétrica, que é medida em ohms (V).
Ela é uma propriedade de material que pode mudar caso as condições internas ou externas do elemento sejam alteradas, por exemplo, se houver mudanças na temperatura. Aos resistores que respeitam a lei de Ohm, damos o nome de resistores ôhmicos!
Os resistores ôhmicos apresentam uma larga faixa de resistência aproximadamente constante em relação potencial elétrico que é aplicado entre os seus terminais, como pode ser observado na imagem a seguir.
Tipos de resistores
Existem essencialmente dois tipos de resistores, os fixos e os variáveis. Confira abaixo, um pouco sobre cada um deles!
Resistor fixo
A principal característica do resistor fixo é que ele possui uma resistência fixa, ou seja, nesse tipo de componente, a resistência será sempre a mesma, independentemente de como estiver sendo aplicada.
Alguns exemplos de resistores fixos são:
- Filme de carbono
- Filme de óxido de metal
- Composição de carbono
- Enrolamento de arame
Resistor variável
O resistor variável consiste em um dispositivo cujos valores de resistência podem ser alterados. Normalmente, em um lado do dispositivo a resistência é nula e no outro, a resistência é máxima, variando de componente para componente.
Existem diversos tipos de resistores variáveis para as mais diversas aplicações, os principais são:
- Potenciômetros
- Reostatos
Na imagem abaixo, é possível ver o símbolo utilizado para representar os resistores nos circuitos elétricos.
Código de cores dos resistores
A resistência dos resistores e o grau de pureza deles são designados por uma sequência de cores que fica impressa em volta de alguns resistores, conhecida como código de cores.
A função das cores é determinar o valor da resistência do resistor sem a necessidade de aparelhos de medida.
No código de cores, as duas primeiras faixas indicam os primeiros dígitos do valor da resistência, a terceira faixa indica o múltiplo, (1, 10, 1000) e a última faixa indica a tolerância, ou o máximo desvio do valor da resistência ideal.
Existem ainda os resistores de 5 faixas, nos quais:
- A primeira faixa mostra o primeiro algarismo do valor da resistência
- A segunda faixa mostra o segundo algarismo da resistência
- A terceira faixa mostra o terceiro algarismo da resistência
- A quarta faixa mostra quantos zeros devem ser adicionados a resistência
- A quinta faixa mostra a tolerância que o componente terá
Associação de resistores
As diferentes formas de se organizar as posições dos resistores são chamadas de associações, e permitem a obtenção de valores diversos de resistência elétrica.
Em um circuito elétrico, os resistores podem ser organizados de três maneiras diferentes.
Associação em série
Na associação de resistores em série, os resistores são ligados em sequência. Quando temos resistores em série, não importa o número, todos são percorridos pela mesma corrente, enquanto a tensão elétrica varia. Para identificar resistores em série, basta observar que no circuito não há nó (encontro de dois ou mais fios).
Associação em paralelo
Na associação em paralelo, os resistores são associados pelos seus terminais, ou seja, todos saem de um mesmo ponto e todos chegam a um mesmo ponto. A tesão elétrica de toda a associação é a mesma para todos os resistores, já a corrente é dividida nos nós!
Associação mista
Por último, a associação mista ocorre quando em um mesmo circuito existem resistores associados em série e em paralelo.
Para ver na prática como funciona o aquecimento nos resistores devido ao efeito joule, recomendamos que assista o vídeo abaixo.
Caso tenha ficado com dúvidas ou sugestões, deixe abaixo nos comentários e te responderemos!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Configurações básicas do CI 555
Resistores: as principais aplicações para projetos eletrônicos
Principais componentes eletrônicos
Resistores: como funcionam? Como escolher?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.