Aprenda o que é domótica residencial!
Cada vez mais populares, as tecnologias utilizadas dentro de casa estão transformando a realidade de muitas pessoas. Pensando nisso, o Blog da Eletrônica separou um artigo completo sobre automação residencial. Então, vamos lá pessoal!
O que é domótica?
Automação residencial, ou domótica, diz respeito a um conjunto de tecnologias com a capacidade de programar eventos em uma casa e de tornar automático o funcionamento de diversos equipamentos.
O significado de domótica resulta da junção da palavra “domus” (casa) com “robótica” (controle automatizado de algo).
Leia também
A automação residencial simplifica a vida diária das pessoas, satisfazendo as suas necessidades de comunicação, de conforto e segurança.
Por meio de sistemas integrados e da conexão à internet, a automação residencial visa criar uma casa inteligente.
O objetivo é oferecer facilidades e mais praticidade aos moradores através do controle e do gerenciamento remoto da residência. Isso é feito por meio de um simples dispositivo móvel conectado à internet, como um smartphone ou tablet.
Assim, você pode controlar os aparelhos de casa de qualquer lugar que estiver. Além disso, é possível programar sensores, fechaduras e luzes, por exemplo, para que determinado comando seja executado automaticamente.
Além de facilitar a vida dos moradores, você pode criar uma casa totalmente personalizada conforme o seu estilo de vida, necessidades e hábitos.
Para criar uma automação residencial, você só precisa de aparelhos com conectividade elétrica, internet e um dispositivo inteligente que fará a coleta e a troca de informações para que a automatização seja possível.
Com o uso de Wi-Fi ou Bluetooth, esse dispositivo permite que o morador controle, gerencie e programe seus aparelhos de forma remota.
Para tornar uma casa inteira inteligente, esse processo é ampliado para diversos aparelhos. Por meio de um sistema de integração, todos os equipamentos são conectados a uma central controladora ligada à rede de internet.
Para controlar esse sistema, o usuário pode utilizar diferentes tipos de interfaces, como:
- Aplicativos para celular
- Teclados de parede
- Interface web
- Displays touch screen
- Dispositivos de comando de voz
A domótica residencial pode ser aplicada com diversos objetivos, como:
- Monitoramento da iluminação com tomadas inteligentes
- Gerenciamento do sistema de ar-condicionado
- Automação de cortinas e persianas
- Ambientação com um sistema personalizado de som, iluminação e temperatura
- Controle de fechaduras eletrônicas
- Sensores de vazamento de água
- Sensores de fumaça
- Controle de consumo de água e energia
- Sensores de presença em portas e janelas
- Câmeras inteligentes e integradas a outros objetos, como luzes ou campainha
Os sistemas mais avançados, com mais inteligência, além de interpretar parâmetros, reagem às circunstâncias por meio de informações transmitidas por sensores. Por exemplo, após detectar que uma janela está aberta, o sistema informa ao usuário ou, caso a temperatura diminua, o sistema liga o aquecimento.
Veja na imagem abaixo, um exemplo de automação residencial.
Vantagens da automação residencial
Você já deve ter percebido como a automação residencial traz inúmeras facilidades na vida de uma pessoa, não é mesmo? Uma casa com objetos automatizados significa muito mais praticidade, conforto e segurança.
Seja com um projeto completo de automação residencial ou com a adoção de apenas alguns equipamentos inteligentes, já é possível notar as vantagens dessa tecnologia.
Conheça as principais!
Segurança
Uma das maiores vantagens da automação residencial é o sistema de segurança. Com câmeras inteligentes, você pode ver tudo o que acontece em sua casa remotamente.
Também é possível usar fechaduras inteligentes, sensores de presença e de luz para monitorar os arredores da casa e receber notificações de movimentos estranhos.
Praticidade
O grande princípio da automação residencial é o gerenciamento remoto de seus equipamentos. Até dentro de casa, você pode controlar persianas, ar-condicionado, luz, TV e outros aparelhos sem nem mesmo levantar do sofá.
Tudo isso traz mais conforto e praticidade no cotidiano dos moradores. Além disso, como você pode criar a ambientação que deseja para os cômodos de sua casa, os momentos de lazer se tornam muito mais prazerosos.
Sustentabilidade
Com o controle de água e energia, a automação residencial ajuda os moradores a economizarem, contribuindo também para as ações sustentáveis.
Por exemplo, isso pode ser feito por meio de:
- Medidores de consumo de energia
- Desligamento automático de luzes e ar-condicionado
- Controle de cortinas conforme a luz solar
- Sensores de vazamento de água
Se você deseja continuar aprendendo sobre automação residencial, recomendamos que assista o vídeo abaixo para ver como realizar a instalação completa!
Se você gostou desse artigo, compartilhe-o com os seus amigos e continue nos acompanhando, pois estamos sempre postando conteúdos exclusivos! Deixe abaixo nos comentários as dúvidas ou sugestões que iremos te responder!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Sensor de temperatura no Arduino: como configurar?
Principais componentes eletrônicos
12 aplicações para um termopar
Aprenda como utilizar um arduino!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.