Aprenda como utilizar um arduino!
O arduino é muito utilizado nas áreas de automação, sensoriamento e controle de processos e atividades. Pensando nisso, separamos um artigo completo para te ensinar como utilizar um arduino. Então, vamos lá pessoal!
O que é arduino?
O arduino é uma plataforma de prototipagem, open source (código aberto), criado para que o desenvolvimento de projetos tivesse um preço acessível para qualquer pessoa.
Ele é um dispositivo que facilita a elaboração de projetos robóticos, operando como uma mente eletrônica programável, de fácil uso e com várias portas para conexões com módulos e sensores.
Leia também
Essa plataforma interage com qualquer ambiente por meio de hardware e software, além de poder ser conectada a um computador ou uma rede para o recebimento e envio de dados.
Seu objetivo é testar produtos em desenvolvimento, com baixo custo, a fim de descobrir as possíveis falhas e as capacidades do projeto, durante a prototipagem.
Depois, novos tipos mais modernos e potentes foram criados para atender diferentes aplicações, como impressoras 3D e aplicativos IoT.
Por ser uma plataforma de código aberto, milhares de pessoas têm feito inúmeras modificações e lançado novas versões desta placa. Isso gera uma grande quantidade de diferentes versões no mercado, com variados preços e aplicações.
Na imagem abaixo, é possível ver um exemplo de arduino.
Para que serve o arduino?
O arduino serve para facilitar o aprendizado de programação, bem como o desenvolvimento de projetos de eletrônica e de robótica.
A lista de possibilidades é enorme, uma vez que é possível a conexão com outros acessórios, como displays, módulos de relés e teclados.
É uma tecnologia que serve para automação de residência, por exemplo, trancando e destrancando portas eletronicamente, ou acendendo e apagando lâmpadas automaticamente.
O arduino serve ainda como dispositivo de segurança residencial, com programação de alarme inteligente, sensores de movimento, sirenes e câmeras.
O arduino possui infinitas possibilidades de utilização. Por isso, com ele, é praticamente executável qualquer atividade, alguns exemplos são:
- Controle de temperatura
- Sistema de alarme inteligente
- Detector de batidas
- Sistema automático de irrigação
- Detecção de fumaça
- Colete de LED para ciclista
- Árvore de Natal com LED
Os principais elementos que compõem uma placa arduino, são:
- Microcontrolador
- Conector USB
- Pinos de entrada e saída
- Pinos de alimentação
- Conversor Serial-USB e LEDs TX/RX
- Conector de Alimentação
- LED de Alimentação
- LED Interno
Como funciona um arduino?
Com um funcionamento simples, o arduino facilita o controle de sistemas interativos em ambientes domésticos e comerciais da mesma forma que o CLP controla os sistemas industriais.
A placa funciona através de pinos que a conecta a um circuito eletrônico e, por meio dessa conexão, controla o circuito, enviando e recebendo informações. Para isso é necessário um software, baixado e instalado em um computador.
O software instalado no arduino irá determinar todos os comandos feitos pela placa para a realização das tarefas. Ele definirá o início, o tempo de duração, o fim dos processos e as repetições dos mesmos.
A linguagem para a programação é feita em código, semelhante à linguagem C/C++, que, após passar pelo compilador, é traduzida para um código compreensível pela placa.
Essa programação é feita por meio do programa IDE Arduino, baixado diretamente do site oficial arduino, e a conexão com o computador via cabo USB, permitindo que os comandos definidos no programa sejam devidamente transferidos até a placa.
Para continuar aprendendo, recomendamos que assista o vídeo abaixo sobre o que é arduino e o que pode ser feito com ele!
Ficou alguma dúvida ou tem sugestão? Deixe abaixo nos comentários e te responderemos!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Sensor de temperatura no Arduino: como configurar?
Configurações básicas do CI 555
Resistores: as principais aplicações para projetos eletrônicos
Principais componentes eletrônicos
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.